Semana do Doador celebra o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba

Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a Semana do Doador, que acontece de 25 a 30 de novembro, celebra o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba. Neste ano, o cantor Tatau, ex-vocalista da banda Araketu, será o embaixador da campanha, que terá em sua programação, nas unidades da capital e no interior, apresentações musicais, distribuição de brindes, estandes de maquiagem e artesanato. A Semana Nacional do Doador acontece em todos os hemocentros do país, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro. A data tem o objetivo de homenagear e agradecer aos doadores voluntários, além de conscientizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.

Durante a Semana do Doador haverá as seguintes apresentações musicais na sede da Hemoba, em Salvador: no dia 25/11, o Coral Lacen, às 8h30; a voz e violão do cantor Lú Santana, às 9h; e o músico Tatau, às 11h40. Na terça-feira (26), o Coral Pentágono, às 9h, e o cantor Júnior, às 13h15. Na quarta-feira (27), a dupla Percy e Bruno, às 9h. Na quinta-feira (28), a cantora Rama Montana, às 9h. Na sexta-feira (29), o músico Pio Fernandes, às 9h. Já no sábado (30), a programação será encerrada com a presença do Coral do Neojibá, às 9h. No período, as unidades móveis de coleta (hemóvel) estarão no estacionamento da sede da Hemoba (25/11), no Salvador Shopping (25 a 30/11), na Estação da Nova Lapa (26 a 27/11), na Secretaria Estadual de Educação (28 a 29/11) e no Supermercado Assaí (30/11), em Lauro de Freitas, atendendo das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população do Brasil doa sangue de forma regular, número que fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), mas bem atrás dos 3% a 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para atendimento de emergência, pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer e para aquelas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte. “Não existe outra maneira de se conseguir os hemocomponentes e os hemoderivados para o tratamento dos pacientes senão através da doação de sangue. A Hemoba é a intermediária entre o doador e o paciente. Sem o doador, a Hemoba perde a razão de ser. Por isso que na Semana do Doador temos a satisfação de homenagear e agradecer aos doadores de sangue”, declara Luiz Catto, diretor geral da Fundação.

Aniversário da Hemoba – Neste ano, a Hemoba completou 35 anos de fundação. Criada em 26 de julho de 1989, ainda nas dependências do Hospital Roberto Santos, em Salvador, com o objetivo de exercer as atividades de hematologia e hemoterapia em todo estado da Bahia, inclusive o desenvolvimento do ensino e pesquisa, diretamente ou mediante convênios ou contratos com entidades públicas e particulares sem fins lucrativos. Em 15 de março 1993, com a construção do Hemocentro Coordenador, a Hemoba ganhou uma nova sede na capital baiana. Desde então, com a política de regionalização da Secretaria da Saúde, foram implantadas 5 unidades hemoterápicas na capital e 21 unidades em diversas regiões do interior do estado, além de três unidades móveis de coleta.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Onde doar – Em Salvador, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/.

Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Fonte: Ascom/Hemoba


Daza Moreira

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios