POT intensifica combate à dengue: Prefeitura de São Paulo abre 3.200 vagas para atuar no programa
As pessoas interessadas em participar do Programa Operação Trabalho – POT devem ficar atentas ao prazo. A Prefeitura de São Paulo vai receber até esta sexta-feira (5) as inscrições de quem estiver em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são 3.200 vagas. Os trabalhos já começam no dia 15 de abril. O programa vai contar agora com uma modalidade emergencial, permanecendo por três meses na ação de combate à dengue.
O trabalho será feito na comunidade que a pessoa selecionar no ato da inscrição. A atuação será de segunda a sexta-feira, durante 4h por dia. Quem participar vai receber uma bolsa-auxílio de R$ 988,34, nesse período de 3 meses de atividade.
Para participar, os interessados precisam ter mais de 18 anos, morar em São Paulo, estar com o cadastro do CPF regular junto à Receita Federal, estar desempregado há mais de seis meses — e, ainda, sem receber o seguro-desemprego ou outros benefícios. Além disso, também não é permitida a inscrição de quem tem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família.
Os interessados podem se inscrever on-line pelo formulário disponibilizado no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Acesse aqui.
É importante lembrar da divulgação da lista de pré-selecionados programada para a semana seguinte a inscrição. Na ocasião será feita a convocação e a apresentação dos documentos comprobatórios para assinatura do termo de compromisso e responsabilidade. O participante receberá um SMS e um e-mail com a confirmação dos dados informados durante o cadastro.
Formas de atuação e abordagem
Os participantes receberão um treinamento para saber como devem ser feitas as abordagens. Durante o período de adaptação, os selecionados receberão ainda materiais como panfletos e colete para facilitar a identificação dos participantes da ação. Além do contato domiciliar, os beneficiários ainda estarão em grandes cruzamentos da cidade com faixas orientativas sobre o tema.
Todo o treinamento será feito com o apoio da Covisa — Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, parceira da iniciativa.
Parceria Mães Guardiãs
Mais de seis mil Mães Guardiãs, que integram o Programa Operação Trabalho, também estarão nas ruas ajudando nessa frente de combate. As mulheres que estão presentes na rede municipal de ensino vão orientar a comunidade escolar. Elas também receberão treinamento para essa finalidade.
Fonte: Brasil 61