Portais de abordagem da Polícia Militar reforçam segurança no Carnaval de Salvador, em 42 pontos nos três circuitos

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Os portais de abordagem foram instalados de forma simplificada para o período de pré-Carnaval em Salvador, quando festas de largo atraíram um grande público para as ruas. “Por determinação do comando-geral, incrementamos os portais de abordagens no pré-Carnaval, o que não estava previsto, e a corporação se mobilizou de maneira que pudesse dar essa assistência, já com um resultado de mais ou menos 1,5 mil a 1,7 mil objetos indevidos que iriam acessar ao circuito e que foram impedidos por conta desses portais que foram instalados. Para o Carnaval, os portais têm uma estrutura maior, com um efetivo direcionado para a função específica de abordagem”, explica o coronel Lucas, comandante do Policiamento de Apoio Operacional, que tem a missão de, também, comandar os Pontos Sensíveis, a operação Folia em Paz e os portais de abordagem durante a festa.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A operação teste também contou com o uso de câmeras da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), que possuem funcionalidades de videomonitoramento, reconhecimento facial e permitem a identificação de foragidos da Justiça.  No Carnaval de 2023, foram capturadas 75 pessoas das 79, em todo o estado, nos seis dias de folia, graças à eficiência e estratégia dos portais de abordagem.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O tenente coronel Matos, coordenador dos Portais de Abordagem, enfatizou que cada equipamento está equipado com duas câmeras para transmissão online das imagens, o que permite o monitoramento pelo Centro Integrado de Comando e Controle, e o deslocamento de policiais até os locais necessários, e para um pronto atendimento às ocorrências. Neste ano, as câmeras ganham mais uma função. “A grande novidade é justamente a contagem eletrônica de acessos. Então, as câmaras têm essa funcionalidade a mais, elas contam quantas pessoas acessam por local e horário, o que nos ajuda muito no redirecionamento do policiamento”, pontuou ele.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Os portais de abordagem atuam, ainda, para garantir que se cumpra a Lei da Pistola. Ou seja, impedem que pessoas que portam os instrumentos adentrem os circuitos com eles.

Durante a simulação, além dos figurantes, cidadãos que circulavam pelo Pelourinho também passaram pela abordagem. O cozinheiro Diego Miranda estava a caminho do trabalho quando conferiu a ação da SSP-BA para o Carnaval: “o importante é que reduz o índice de assalto, de furto, a violência também. A população fica segura”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA

Confira aqui a galeria de fotos desta matéria.


Louise Cibelle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios