Mostra reúne, em Jequié, trabalhos artísticos de estudantes da Região do Médio Rio de Contas
Os estudantes da rede estadual do Núcleo Territorial de Educação do Médio Rio de Contas (NTE 22) movimentam a cena artística e cultural de Jequié, onde acontece, nesta quinta-feira (3), as apresentações dos trabalhos realizados por eles durante todo ano letivo. As ações integram a Etapa Territorial dos Projetos Artísticos e Culturais, implementados pela Secretaria da Educação (SEC).
O Centro de Cultura de Jequié é o palco para a mostra dos trabalhos de 500 estudantes classificados na Etapa Escolar, entre obras de arte, exibições de vídeos, declamações de poemas e poesias, performances de dança, apresentações musicais e teatrais. Promovida pelo NTE 22, a mostra é uma oportunidade de os alunos mostrarem seus talentos e suas habilidades e é produzida de forma livre, através de distintas linguagens.
Para a diretora do NTE 22, Silvana Santos, a etapa é o momento de valorizar os estudantes da rede pública e as diferentes identidades culturais, étnicas e raciais. “É a educação possibilitando a interação e integração social de toda a comunidade escolar, com destaque para o protagonismo de nossos estudantes. Aqui, estamos proporcionando também um momento de aprendizagem. Existe ainda a finalidade pedagógica, que visa a emancipação e o desenvolvimento do pensamento crítico”, ressalta.
A estudante Isabele Lorrane, 3º ano do Colégio Estadual de Ubatã, avalia que os projetos artísticos despertam nos jovens o interesse pela cultura. “Temos que valorizar essas iniciativas, em que os estudantes podem se expressar nas suas mais variadas formas de arte”. Já Analiz Marques, 3º ano do Colégio da Polícia Militar Professor (CPM) Magalhães Neto, de Jequié, foi campeã do Dança Estudantil (DANCE), em 2023. Ela avalia que, neste ano, a escolha está muito acirrada, mas está na torcida por seus colegas do CPM.
Fonte: Ascom/SEC
Lina Magali