Hospital Costa das Baleias recebe 7 caminhões com equipamentos

A entrega da primeira remessa de equipamentos de saúde para o novo Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, foi concluída nesta quinta-feira (28). Participaram da operação sete caminhões carregados com macas, camas hospitalares, aparelhos de raio-x, autoclaves, entre outros itens que serão instalados na nova unidade de saúde. O hospital está sendo construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur).

A unidade estadual integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado e vai ampliar o atendimento de média e alta complexidade para toda a região da Costa das Baleias. Após a entrega dos equipamentos, realizada entre quarta-feira (27) e hoje, a unidade vai receber uma nova remessa de equipamentos, além de insumos e medicamentos. A entrega do equipamento à população está prevista para o primeiro semestre de 2024.

Foto: Danilo Alemão / Teixeira de Freitas

“É determinação do governador Jerônimo Rodrigues que o trabalho acelere e a obras sejam concluídas com a maior brevidade possível. A chegada dos equipamentos entre as festas de Natal e Réveillon é a prova que o trabalho não para. Pelo contrário, avança cada vez mais para garantir mais saúde para baianos e baianas”, afirmou o presidente da Conder, Zé Trindade, que monitora o avanço das obras em Teixeira de Freitas.

Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana destaca que a unidade será de grande importância no processo de regionalização da assistência. “O Costa das Baleias vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Esse será um hospital de grande porte, com alta tecnologia”, afirmou a gestora.

Foto: Danilo Alemão / Teixeira de Freitas

Referência

Estruturado com perfil de Hospital Geral de Referência Macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul, o Hospital Costa das Baleias vai ofertar 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de leitos destinados à Urgência/Emergência.

Com um investimento de mais de R$ 150 milhões somente nas obras físicas, o local vai disponibilizar atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo.

Foto: Danilo Alemão / Teixeira de Freitas

Fonte: Ascom/Conder


Louise Cibelle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador

"Por favor, desabilite seu bloqueador de pop-ups para garantir a melhor experiência possível em nosso site. Obrigado!"