Feira Saúde Mais Perto chega a Campo Formoso com serviços de saúde e cidadania
Com o objetivo de promover atendimento de qualidade em toda Bahia, a Feira Saúde Mais Perto chegou a Campo Formoso, na quinta (29) e permanece no município até a sexta-feira (30), com serviços de saúde e cidadania. Os atendimentos são realizados a partir das 8h, no Campo de Futebol do povoado de Baixio, região de Tuiutiba.
Nos dois dias da feira, a população da cidade e da região tem acesso a exames, consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, orientação de saúde e nutricional, além de atendimentos odontológicos, que incluem tratamentos como restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, aplicação de flúor, limpeza e retirada de placa bacteriana e tratamento de canal.
Na ocasião, também são ofertados exames laboratoriais, eletrocardiograma, preventivo, mamografia, exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata, e ultrassonografia (transvaginal, parede abdominal, abdômen total, tireóide, região inguinal, região pélvica, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles).
Durante o evento, o público pode ainda fazer a emissão gratuita da carteira de identidade (primeira e segunda via) e de antecedentes criminais. A previsão é que durante os dois dias da feira em Campo Formoso sejam realizados 7.640 atendimentos, entre consultas, exames, tratamentos e cirurgias.
“Através da Feira Saúde Mais Perto, o Governo do Estado mostra, na prática, como democratizar a saúde e dar dignidade ao povo baiano. Essa ação, que só esse ano já passou por mais de 70 municípios e agora chegou a Campo Formoso, chega para fortalecer a atenção primária com serviços de saúde para quem mais precisa”, destacou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Criada em 2023 como ferramenta no processo de regionalização da saúde, a Feira Saúde Mais Perto é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Desde sua implementação, já soma 737.990 atendimentos, sendo 336.184 no ano passado e 401.806 em 2024.
Fonte: Ascom/Sesab
Daza Moreira