Feira de Saúde leva atendimentos a Cardeal da Silva e Entre Rios
Referência para os baianos quando se trata de serviços itinerantes, a Feira Saúde Mais Perto está ofertando atendimentos em Cardeal da Silva e Entre Rios. Nas duas cidades, a população está tendo acesso a exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e laboratório de coleta. Nos municípios, a ação, que é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), teve início na segunda-feira (12) e seguiu até esta terça-feira (13).
Para conferir a iniciativa, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, e a presidenta da VSBA, Tatiana Velloso, estiveram na Praça Divina Pastora, em Cardeal da Silva, e na Praça do Gonzagão, em Entre Rios, onde foram montadas as estruturas para o atendimento.
Roberta Santana explica que foram identificadas as principais demandas nos municípios para a oferta dos serviços de saúde na ação. “A ideia é levar para a população atendimentos que têm alta demanda nos municípios. Buscamos transformar a vida dos baianos”, destaca.
A Feira Saúde mais Perto é um projeto criado em 2023. O objetivo é levar serviços de saúde e cidadania para os municípios baianos, reduzindo a demanda das unidades de saúde da região e beneficiando a população. Somente em 2024, a Feira Saúde Mais Perto já alcançou 367.248 atendimentos, superando os 336.184 atendimentos realizados em 2023.
“A Feira é uma ação importante e mostra a preocupação do Governo do Estado de cuidar da nossa gente. São inúmeros atendimentos à disposição da população”, afirmou Tatiana Velloso.
Reforço na saúde
Em Cardeal da Silva, a Secretária Roberta Santana também entregou equipamentos para reforçar a atenção primária. Foram entregues para o município um Kit UBS, contendo aparelhos como nebulizador, berço acrílico e refrigerador hospitalar, e um Kit Odontológico, que inclui uma cadeira odontológica, aparelho amalgamador, dentre outros. O investimento total foi de R$63,3 mil, fruto de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Cláudio Cajado.
Fonte: Ascom/Sesab
Louise Cibelle