Feira da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II celebra sustentabilidade e diversidade no campo
A IV Feira Territorial da Agricultura Familiar do Semiárido Nordeste II teve início nesta sexta-feira (23), no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, de Cícero Dantas. O evento promete transformar o fim de semana em uma verdadeira celebração da diversidade e sustentabilidade agrícola da região. Organizada pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (ARCAS), com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a feira reúne mais de 200 expositores, representando agricultores familiares de todo o território de identidade do Semiárido Nordeste II.
Com o tema “Semiárido que Alimenta: Sustentabilidade da Produção ao Consumo”, o evento não só destaca a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar, mas também seu papel essencial no desenvolvimento econômico local. Durante o evento, que se estende até sábado (24), serão entregues incentivos importantes para o fortalecimento dos agricultores familiares da região, incluindo barracas de feira livre, tratores com implementos e kits de apicultura, além de unidades de beneficiamento de frutas e mandioca e entrepostos de mel para os distritos.
A Feira Territorial, agora em sua quarta edição, é mais do que um simples espaço de exposição e comercialização. É um ponto de encontro para gestores, técnicos, estudantes e todos os interessados em práticas agrícolas sustentáveis e na valorização dos produtos locais. A programação deste ano inclui palestras, workshops e atividades culturais, enriquecendo a experiência dos visitantes, que devem somar aproximadamente 3 mil pessoas ao longo dos dois dias de evento.
Expectativas elevadas entre os agricultores
Para o presidente da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp). Uilton Júnior, a feira representa uma oportunidade inestimável para promover os produtos da agricultura familiar. “A expectativa é que com essa feira a gente possa apresentar os produtos da agricultura familiar não só nas vendas, mas que mostre a qualidade dos nossos produtos. A expectativa também é de bons negócios,” afirmou Júnior, destacando o potencial econômico do evento.
Representante da Associação Comunitária Kiriri Santo André da Marcação, Genivaldo Kiriri, da aldeia Marcação, no município de Banzaê, também compartilhou seu entusiasmo com o apoio contínuo da CAR. “A CAR vem apoiando a gente para participar de eventos. Com a CAR, já fomos até para fora do país, como na Itália, e também para eventos no Rio de Janeiro, Salvador e Pernambuco. Já comecei a vender alguns produtos e é sempre uma oportunidade de mostrar e divulgar nossos produtos”, destacou Genivaldo, refletindo sobre a importância da feira para a promoção da cultura e dos produtos indígenas.
Fonte: Ascom/CAR
Lina Magali