Falsos descontos na Black Friday podem ser evitados com o app Preço da Hora Bahia

A “maquiagem” de preços, praticada por alguns estabelecimentos, tem gerado denúncias em órgãos de proteção e defesa, como o Procon. A prática é ilegal e as lojas podem ser autuadas com base no Código de Defesa do Consumidor.

O Preço da Hora Bahia permite fazer pesquisas em tempo real das mercadorias comercializadas no mercado baiano, com base nas informações das notas fiscais emitidas nos 417 municípios do Estado e armazenadas na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). Em outubro, foram mais de 1,2 milhão de consultas realizadas no aplicativo e no site precodahora.ba.gov.br. O Preço da Hora Bahia pode ser baixado na Apple Store e no Google Play Store.

Histórico de preços

Para verificar o histórico de preços no aplicativo, basta pesquisar pelo nome do produto e escolher o estabelecimento com melhor preço. Em seguida, é só clicar em “Abrir histórico”. A partir daí, é possível checar, inclusive por meio de um gráfico, a evolução de preços do produto nesta loja, acompanhando os preços médio e mínimo. Tocando sobre qualquer ponto do gráfico são exibidos, na base da tela, os preços médio e mínimo na data correspondente. As buscas podem ser realizadas a partir de quatro critérios: Bahia/Diário, Bahia/Mensal, Estabelecimento/Diário e Estabelecimento/Mensal.

O diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt, responsável pela gestão do Preço da Hora Bahia, esclarece que a informação do histórico de preços só está disponível para produtos que têm código de barras e para os combustíveis. Alerta também que nos casos dos produtos com preços muito abaixo da média do mercado, é sempre importante entrar em contato com o estabelecimento para conferir se a oferta continua válida. “Alguns produtos, por exemplo, podem ter preços promocionais apenas para públicos específicos”.

Outras funcionalidades

Além da consulta ao histórico de preços, o aplicativo permite fazer pesquisas lendo diretamente o código de barras do produto com a câmera do celular, utilizar a localização para encontrar os itens em lojas mais próximas e também visualizar as rotas para chegar aos estabelecimentos escolhidos. O consumidor pode ainda compartilhar as ofertas com amigos nas redes sociais e verificar qual o melhor horário para ir às compras, clicando na opção “Melhor hora”. Isso é possível graças ao monitoramento do volume de notas fiscais emitidas ao longo do dia, indicando a maior ou menor presença de consumidores no período entre as 7h e as 21h para todos os dias da semana.

Outra possibilidade é a criação de grupos com os estabelecimentos comerciais favoritos. Dessa forma, o usuário consegue pesquisar os preços dos produtos em mercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros locais já frequentados, próximos de casa ou do trabalho. O consumidor pode ainda criar listas de compras para serem pesquisadas em todos os estabelecimentos, ou apenas nos estabelecimentos favoritos.

Fonte: Ascom/Sefaz


Maiana Brito

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios