Estudantes de agências da SEC fazem entrevista exclusiva com ministra da Cultura

Seis estudantes da rede estadual, atuando como repórteres-membros do Projeto Agências de Notícias nas Escolas, realizaram, na manhã desta quinta-feira (7), uma entrevista coletiva exclusiva com a ministra da Cultura, Margareth Menezes. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Salvador, durante a 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e a Reunião de Ministros de Cultura do G20, evento que teve início no último dia 4 e prossegue até esta sexta-feira (8).

A coletiva foi conduzida pelos estudantes Larissa Aragão Nascimento, da Conexão Castelo (Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, de Boa Vista do Tupim); Maria Clara Lima Ferreira, do Jornal CEPCV (Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, de Santa Bárbara); Alisson de Oliveira dos Santos, da Ceafen Oficial (Colégio Estadual Antônio Felipe Evangelista Neto, de Mutuipe); Graziele Duarte Santos, da News CEAAT (Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, de Salvador); Flavielly Sena Máximo, da CEMA News (Colégio Estadual Professor Magalhães Neto – em Tempo Integral, de Ruy Barbosa); e Thayssa Souza Nascimento, da Conexões Anísio Loureiro (Colégio Estadual Anísio Loureiro, de Camacan).

Foto: Ascom IAT

Maria Clara, 17 anos, estudante do 3° ano, falou sobre o entusiasmo em participar da coletiva: “como estamos em um evento que fala sobre sustentabilidade, pensei em perguntar algo nesse sentido para a ministra. Então, trouxe uma proposta de pergunta voltada para a agricultura da nossa região, Santa Bárbara. Eu me sinto muito feliz e muito orgulhosa por estar aqui e ter esta oportunidade de entrevistar a ministra”.

Os estudantes abordaram temas centrais para o desenvolvimento cultural e social, como o papel da cultura na reconstrução da sociedade em combate à desigualdade social, iniciativas sustentáveis que podem ser aplicadas em suas cidades; e como o Ministério da Cultura pode dar mais visibilidade a grupos culturais de menor alcance. Além disso, aproveitaram a oportunidade para questionar a ministra sobre o tema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que abordou a valorização da herança africana no Brasil.

Foto: Ascom IAT

A ministra Margareth Menezes elogiou a iniciativa e o preparo dos estudantes, destacando a importância do protagonismo jovem no setor cultural. “Participar desta entrevista com esses estudantes foi muito positivo, eu adorei. As perguntas estavam ótimas, os meninos, realmente, pesquisaram, fizeram perguntas pertinentes, tanto sobre o G20, como sobre o retorno do Ministério da Cultura no Brasil e que me deu a oportunidade de falar com essa juventude sobre a políticas da nossa pasta. Desejo que este projeto continue. Acredito que, cada vez que levamos o jovem para um ambiente diferente, inusitado, aquilo marca a pessoa. E queremos continuar vendo isso, trazer mais oportunidades para toda essa juventude”, afirmou.

Após a coletiva, os estudantes fizeram um tour pelos espaços do G20 para conhecer um pouco do que está sendo tratado no evento. Eles visitaram exposições e painéis temáticos e puderam acompanhar a troca de experiências entre representantes de diferentes países sobre os temas de sustentabilidade, economia criativa e inovação na cultura, vivenciando, na prática, o impacto do evento internacional.

Foto: Ascom IAT

Sobre o projeto 

O Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), ao longo de 2023, visa proporcionar uma experiência imersiva para estudantes e professores na produção e divulgação de conteúdos jornalísticos voltados para suas comunidades escolares e locais. O projeto pedagógico incentiva o protagonismo e a aprendizagem ativa, desafiando os alunos a criarem conteúdos que tenham impacto direto em suas realidades e que promovam a reflexão crítica.

Fonte: Ascom/SEC


Louise Cibelle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios