Educadores participam da segunda etapa da jornada pedagógica da rede estadual de ensino

A rede estadual de ensino iniciou, nesta quinta-feira (7), a segunda etapa da Jornada Pedagógica 2024. Durante dois dias, mais de 50 mil profissionais da Educação nas 1.067 unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) estarão envolvidos com a dimensão pedagógica do planejamento escolar.

O processo começou em fevereiro, quando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou a primeira etapa, com a construção do plano de trabalho, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, e a apropriação dos resultados da avaliação diagnóstica de cada aluno, realizada de 20 a 23 do mesmo mês. Na oportunidade, as equipes de apoio e professores da Educação da Bahia puderam participar de atividades formativas, incluindo instruções para o uso do tablete e do diário eletrônico como recursos pedagógicos.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Leninha Vila Nova, falou sobre a importância da segunda fase do planejamento coletivo. “Seguindo a nossa linha de construção da garantia do direito à gestão de aprendizagem, este é o momento da escola fazer o seu encontro com os professores, em uma perspectiva de redimensionar o planejamento, a partir do diagnóstico feito em sala de aula, para o percurso formativo do estudante”, explicou.

No Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí, em Salvador, a atividade integra os 61 professores e a coordenação pedagógica. “A Jornada Pedagógica é uma conquista. Conseguimos ter o panorama de como estão os nossos estudantes nesta chegada à escola e o que também vamos precisar realinhar no nosso planejamento para atender a essa recomposição de aprendizagem”, ressaltou a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Sidnéia Coelho da Silva.

Professor de história, Walter Cândido considera necessária a possibilidade de reavaliar todo o processo que vem sendo realizado. “A educação, por si só, é transformadora e a Jornada Pedagógica está viabilizando aos educadores a oportunidade de se reinventar, diante dos cenários que vão surgindo, assim como verificar como está a aprendizagem, identificando o percentual de acertos em cada disciplina e em quais conteúdos cada um tem mais dificuldade. Assim, poderemos nos programar, dando ênfase maior aos que precisam de reforço”, declarou.

A jornada tem como tema central “Escola é lugar de aprendizagem, proteção e cuidado”, mas os educadores também consideram outras temáticas estratégicas: Juventudes; Currículo Afrocentrado; e Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS); além de programas e projetos estratégicos da SEC. A secretaria disponibilizou uma série de conteúdos sobre a Jornada Pedagógica no site do evento para facilicitar o trabalho dos envolvidos. É possível acessar o documento orientador, o material de apoio, as matrizes curriculares e o calendário da jornada.

Fonte: Ascom/SEC


Louise Cibelle

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