Com investimento de R$ 27 milhões, governador apresenta estratégias da Operação Verão 2023/2024

Foto: Manu Dias/GOVBA

Os atos tiveram início às 7h, em um dos mais importantes cartões postais de Salvador – o Farol da Barra, onde Jerônimo entregou 63 viaturas para a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e quatro embarcações de casco semirrígido para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMB). Em seguida, o governador esteve na Praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho, para a entrega de 62 viaturas para a PMBA.

O governador destacou a importância da operação e esclareceu o principal intuito da ação. “É um fortalecimento das forças de segurança, para que as pessoas do próprio estado possam ter a confiança e a dignidade de curtir as suas férias com seus familiares, mas, também, para aqueles que virão fazer turismo, participar das festas de largo, no interior e na capital, e, principalmente, para garantir a segurança durante o carnaval”, explicou Jerônimo.

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Jerônimo falou, ainda, sobre a orientação às forças de segurança, na utilização das tecnologias para atuar na preservação de vidas. “A nossa determinação é de atuar com o rigor e a firmeza da ação, mas sempre para preservar vidas. Utilizaremos o serviço de tecnologia com câmeras, com reconhecimento facial. A cada dia, a gente vê a quantidade de pessoas presas sem utilização de violência ou do uso de armas. Então, vamos usar do rigor de quem está trabalhando para a segurança da sociedade e pedir que a comunidade seja parceira nesse momento”, frisou.

Cerca de R$ 22 milhões foram investidos em 125 viaturas e quatro botes rígidos de salvamento. As viaturas, de duas e quatro rodas, serão empregadas nos pontos turísticos, no patrulhamento em regiões com hotéis e pousadas, nas principais vias e, também, no entorno dos grandes eventos. Já as embarcações serão empregadas na fiscalização preventiva nas praias, em regiões com rios e, também, lagos.

Foto: Rafael Martins/GOVBA

“Eu fico muito feliz em ver que o governo está investindo no turismo, porque, na verdade, o turismo é o segmento que mais emprega. A Operação Verão é uma ação muito bem recebida pelos turistas, sabendo que eles terão segurança em visitar Salvador. Salvador tem muita coisa pra mostrar. A Bahia tem treze zonas turísticas e, cada uma, tem o seu charme, que atrai muito bem o turista”, sinalizou Jean Paul, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav).

O evento contou, ainda, com a presença do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner; do subcomandante-geral da PM, coronel Nilton Cézar Machado Espíndola; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini; e da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

Foto: Rafael Martins/GOVBA

Além das entregas para a infraestrutura das forças de segurança, o governador apresentou as ações e estratégias da Operação Verão para representantes do trade turístico e movimentos de cultura da Bahia, no Museu Eugênio Teixeira Leal. Jerônimo lembrou que são pouco mais de seis mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, incluindo ações preventivas, ostensivas, de investigação e resgate. A ação já está ativa desde o último dia 20, e seguirá até 3 de março de 2024.

O presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos – o Vovô do Ilê, falou sobre o valor das ações e estratégias da Operação Verão para o fomento à cultura e turismo na Bahia: “eu quero parabenizar o governador da Bahia por essa iniciativa em um momento muito importante, em que o turismo vem crescendo, principalmente, o turismo étnico, negro, a exemplo do Novembro Negro, e durante todo o ano, também no Carnaval. Com certeza, traz mais segurança, mais tranquilidade para nós, organizações negras, pra toda cidade e pro turista também”.

Foto: Manu Dias/GOVBA

Durante a Operação Verão, a tecnologia de reconhecimento facial também será empregada para proteger baianos e turistas no período. Ações especiais na Baía de Todos os Santos, nas Costas do Dendê, dos Coqueiros, das Palmeiras, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias, além da Chapada Diamantina, nos Lagos do São Francisco (Norte) e Caminhos do Oeste, entre outros sítios turísticos também serão aplicadas.

“Em todo o estado da Bahia, vamos trabalhar de forma integrada com a Central de Comando e Controle, com a comunicação digital, em um projeto maior, também para facilitar e diminuir o tempo de atendimento de qualquer tipo de ocorrência. A ideia é que a gente facilite cada vez mais. O ‘Paulo César’, que é o nosso atendente virtual da Polícia Civil, atuará de forma inovadora, em inglês e em espanhol, visando atender os turistas que estão chegando na capital”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Foto: Ascom/PC

Reconhecimento Facial

O Sistema de Reconhecimento Facial (RF) da SSP, referência mundial na captura de foragidos da Justiça, estará presente nos principais pontos turísticos dos municípios. Câmeras fixas e móveis serão empregadas para auxiliar na localização de pessoas com mandado de prisão expedido pelo poder judiciário. Em 2023, o RF ajudou na captura de 617 pessoas. Cerca de 80% delas eram procuradas por homicídio, tráfico de drogas, estupro e roubo.

Desde a sua implantação, em dezembro de 2018, a tecnologia da SSP localizou 1192 foragidos da Justiça. A perspectiva da Operação Verão é de ampliar as rondas e monitoramentos, especialmente nos finais de semana e feriados, quando aumenta a circulação de pessoas nas cidades de maior concentração do turismo. No período, a Delegacia de Proteção ao Turista da Polícia Civil e o Batalhão Especializado de Polícia Turística da PM, que possuem profissionais capacitados para comunicação em várias línguas para facilitar a orientação aos visitantes, atuarão com reforços.

Foto: Ascom/PC

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA, com informações da SSP-BA

Confira aqui a galeria de fotos desta matéria.


Louise Cibelle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios