Com apoio do Governo do Estado, 12ª Flica é aberta nesta quinta (17), em Cachoeira
“O Governo do Estado tem uma política crescente e cada vez mais consistente de apoio às feiras literárias, ampliando e democratizando esse momento tão importante de encontro em torno do livro mas, ao mesmo tempo, com tantas possibilidades de inclusão econômica”, destacou Bruno.
Esta é a primeira vez de David Carlos, morador da cidade de Dom Macedo Costa, na Flica. “Estou gostando bastante do evento. Está sendo bem interessante. Várias culturas diferentes que a gente está conhecendo aqui e está sendo, realmente, uma experiência muito bacana”, afirma o estudante David Carlos, que cursa o terceiro ano no Colégio Estadual Eraldo Tinoco.
A abertura contou com a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar da Bahia (PMBA), sob a regência do Maestro Wanderley. Teve, também, a Janela Poética, da Secretaria de Educação do Estado, e do Coro Sinfônico da PMBA, entre outras manifestações culturais.
Uma das ações promovidas no período é a Casa do Governo, localizada na Fundação Casa Hansen. Pelo segundo ano consecutivo, ela reúne várias atividades.
“Muito feliz de estarmos aqui, hoje, na abertura de mais um evento literário, com o apoio do Governo do Estado. Nós estaremos com a programação bastante diversificada, tanto da Flica como do Governo do Estado, de diversas secretarias: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Promoção de Igualdade Racial, Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade Racial], SPM [Secretaria de Políticas para as Mulheres]”, explicou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Costa.
Até sábado (19), vão acontecer, no local, saraus, lançamentos de livros, rodas de conversa, contação de histórias, intervenções artísticas e oficinas educativas. Contará, ainda, com a palestra cantada de Bule Bule e a presença do Robozão.
Dentro da Casa do Governo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai realizar uma grande mobilização em prol da defesa de crianças e adolescentes. O lema trabalhado será ‘Nossa Alegria é Cuidar de Gente. Protegendo as Crianças e Adolescentes’. Os bonecos Ursinho Atento e Lulu Alerta também estarão no espaço.
“Durante toda a Flica, a nossa equipe traz os brinquedos vigilantes com a campanha de enfrentamento ao abuso, exploração sexual e, também, o trabalho infantil. A nossa equipe vai estar em todos os espaços da Flica, fazendo processos de mobilização social e comunicando para a população a importância de vigiar para proteger as crianças e adolescentes”, resumiu a superintendente de Assistência Social da Seades, Leísa Mendes.
Responsável por algumas ações, como o Reconverso e o Coreto, a Secretaria da Educação (SEC) realiza outros projetos estruturantes, incentivando a presença dos alunos nas atividades. “Aqui, na Casa do Governo, nós teremos o Mezanino Cultural, a Janela Literária, os nossos estudantes apresentando o TAL, que é o Tempo de Arte Literária. E, no palco principal, teremos música, dança, declamação. Temos os quadros que os nossos estudantes pintaram”, detalhou a assessora técnica da SEC e presidente do Plano Estadual do Livro e da Leitura, Joice Paixão.
A expectativa é a participação de aproximadamente dois mil estudantes. Foram distribuídos kits contendo copo, viseira ou boné e uma sacola
A movimentação econômica da cidade e da região será beneficiada nestes quatro dias de Flica. Haverá comercialização de alimentos e um espaço destinado para a exposição e venda de itens artesanais, produzidos por comunidades locais.
A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação e da Acelen e Bahiagás.
Confira aqui a programação completa da 12ª Flica: https://flica.com.br/#programacao
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Louise Cibelle