Caravana de Direitos Humanos em Livramento de Nossa Senhora realiza 2.300 atendimentos em dois dias de ação

Nos dois dias em que a Caravana de Direitos Humanos esteve em Livramento de Nossa Senhora, inclusão, acessibilidade, atendimento a agricultores familiares e atendimento itinerante marcaram os 2.337 atendimentos nos diversos serviços oferecidos pela ação da Secretaria de Justiça e direitos Humanos (SJDH) e parceiros. Os atendimentos para consulta, cadastro e emissão do Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), na cidade do Sertão Produtivo, somaram 86 solicitações.

A procura pelo atendimento para a Ciptea e o Passe Livre, mobilizou diversos moradores de Livramento a garantir os direitos de seus entes queridos. Maria Aparecida Lima, 49, ficou radiante em ter, no mesmo dia, a carteira do Passe Livre de sua filha Tatiana Lima, 29, e assim poder ter a gratuidade no transporte intermunicipal na Bahia. “Esse Passe Livre ajuda muito, pois a gente precisa se deslocar pra ir ao médico, fazer exames… e, com ele, economiza bastante, porque muitos serviços são longe daqui”, comemorou.  

Foto: Janaína Neri

Na “Terra da Manga”, onde o cultivo do fruto é o grande expoente comercial do município, Reginaldo Santos Silva, 49, e sua esposa Adriana Cordeiro, 42, pausaram um dia na produção para garantir seus direitos, emitindo a segunda via do RG na Caravana. Reginaldo destacou como a vinda do serviço o ajudou a exercer sua cidadania. “Foi muito bom essa Caravana vir aqui. Sem ela, tinha eu teria que ir a outra cidade fazer o documento, e muitas vezes, por conta da rotina na roça, a gente não consegue ir, pois fica muito distante. Foi uma alegria ter esse serviço aqui”, contou.  

Os atendimentos itinerantes também marcaram os dias em que a Caravana de Direitos Humanos esteve em Livramento. Estes possibilitaram o acesso a serviços fundamentais para a autonomia cidadã de grupos historicamente excluídos da região, realizando atendimento em residências e casas de acolhimento, como a Casa do Idoso Dom Hélio Paschoal, localizada na zona rural da cidade.

Foto: Janaína Neri

A ação ofertou serviços gratuitos como emissão de RG, Certidão de Nascimento; Passe Livre Intermunicipal Digital; emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; atendimento e orientação ao consumidor, com o Procon-BA; atendimento Multidisciplinar LGBT; atendimento do Cras, Cadúnico, Bolsa Família; Feira da Agricultura Familiar; Embasa e outros foram oferecidos à população do município.

A Caravana é uma iniciativa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, do Governo da Bahia, e nesta edição, conta com os parceiros: Secretarias Estaduais da Educação, Segurança Pública, Arpen-BA e Embasa. A ação leva formação em direitos humanos, oferta de políticas públicas de acesso à justiça e promoção de direitos para toda a Bahia.

Foto: Janaína Neri

Fonte: Ascom/SJDH


Louise Cibelle

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios