Feeba empossa nova coordenação com solenidade na Secretaria da Educação da Bahia
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) foi palco, nesta quarta-feira (4), para a sessão de posse da Coordenação do Fórum Estadual de Educação da Bahia (Feeba), no biênio 2024/2026. O evento, realizado em formato híbrido, contou com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, que abriu a solenidade destacando a relevância do fórum como espaço estratégico para a construção de políticas educacionais democráticas e inclusivas.
Representantes do pleno, como organizações, movimentos sociais, sindicatos, associações do segmento educacional baiano e o professor Luiz Fernandes Dourado, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), também prestigiaram a cerimônia.
O evento marcou o início de um novo ciclo de articulações em defesa de uma escola pública democrática, popular e comprometida com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável do Estado. Rowenna reafirmou o compromisso do governo estadual com a valorização da educação pública, destacando as iniciativas integradas entre a SEC, os conselhos municipais, as universidades e os fóruns locais para fortalecer a educação como um direito social.
“Este fórum é um espaço muito importante, um ambiente democrático com composição diversa e representatividade, para ajudar a pensar, defender e construir uma educação na Bahia cada vez mais inclusiva”, afirmou.
A nova coordenação, eleita por unanimidade, é liderada pelo professor João Danilo Batista, titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e diretor estadual da Anpae Bahia, no cargo de coordenador, e pela professora Talamira Taíta de Brito, titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), como vice-coordenadora. Representando a chapa Consolidação dos Órgãos da Gestão Democrática em Rede, ambos assumiram o compromisso de fortalecer a gestão democrática e consolidar uma escola pública inclusiva e cidadã.
Durante seu discurso, João Danilo enfatizou a importância da unidade entre poder público, sociedade civil e movimentos sociais no avanço das pautas educacionais no Estado.
“Na Bahia, conjugam-se a iniciativa da sociedade civil organizada e, sobretudo, a adoção pelo poder público, em especial pelo Governo da Bahia, do entendimento de que é preciso governar ouvindo os diferentes setores. É uma conquista histórica para o povo baiano. A Educação tem um papel fundamental na construção do tecido social que envolve diferentes aspectos da nossa cultura, identidade, soberania e desenvolvimento”, ressaltou Danilo.
O presidente da Anpae e membro do FNE ressaltou a relevância do governo do campo democrático popular na promoção de políticas de democratização do acesso à educação. “Observamos que, na Bahia, há uma preocupação com infraestrutura, com escolas potentes, assim como com a valorização dos profissionais da Educação. Se pensarmos em políticas públicas mais orgânicas para este segmento, o fórum é um parceiro nesta construção como espaço de discussão, proposição de políticas e avaliação”, destacou.
Encerrando as atividades, às 10h30, foi realizada a 1ª Reunião Extraordinária do Feeba de dezembro. Entre as pautas discutidas, estiveram as deliberações da reunião do Sistemas de Ensino (Sase/MEC), em Fortaleza, análises do Projeto de Lei n° 2.614 e estratégias para 2024.
Fonte: Ascom/SEC
Lina Magali