Pioneirismo do Governo da Bahia no uso de tecnologia em obras públicas é destaque em congresso internacional
Mais de 500 profissionais de engenharia do Brasil, Portugal, Holanda, Itália, Espanha e Argentina conheceram práticas inovadoras do Governo do Estado nas obras públicas realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). A troca de experiências aconteceu durante o 6º Congresso BIM, evento, internacional, realizado em Florianópolis (SC) pela Conexão BIM, com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia (Crea/SC).
No congresso, o governo baiano se destacou com sua experiência pioneira na implementação do BIM (Modelagem da Informação da Construção) para a elaboração de projetos, execução e fiscalização de obras no setor público. Para o presidente da Conder, José Trindade, “a participação da Bahia no evento é a confirmação que estamos trabalhando com o que há de mais inovador e moderno na área de engenharia. Hoje, podemos dizer que somos referência e fonte de inspiração para outros estados que desejam integrar o BIM”.
Segundo José Trindade, essa modelagem “representa a transformação digital da construção civil e tornará nossos processos mais simples, aumentando a nossa eficiência na execução das obras em todo o estado. Isso também significa mais economia no uso dos recursos públicos e obras mais céleres”. A Conder foi a primeira empresa pública do Nordeste, Norte e Centro Oeste a implantar a metodologia BIM, em 2023. Agora, a companhia está na fase de conclusão do projeto-piloto. Com a nova ferramenta também estão em execução a fiscalização e acompanhamento das obras de ampliação e reforma de 10 unidades escolares em Salvador.
Para Fernanda Brandão, coordenadora de Implementação do BIM na Conder, outra vantagem da metodologia é o gerenciamento e compartilhamento das informações. “Usamos uma plataforma chamada Ambiente Comum de Dados, onde todos os arquivos ficam em um único ambiente acessível a todos os profissionais envolvidos no contrato. Isso permite que as anotações sejam feitas diretamente no modelo, que as atribuições e prazos sejam indicados, e possibilita também a visualização de cada etapa do projeto em 3D. Dessa forma, a análise e a resposta a cada intervenção realizada são mais rápidas. Essa abordagem realmente tornou nossa fiscalização muito mais ágil e eficiente”, explicou. A participação da Conder no evento também foi destacada pela imprensa local.
O congresso em Santa Catarina, realizado na última semana, também destacou a importância do BIM na transformação digital da construção civil, mostrando como essa metodologia pode tornar os processos mais simples, reduzir erros e aumentar a previsibilidade nas obras. Além de Fernanda, também representaram a Conder no evento, a analista de Contratos, Nara Borborema e o analista de Engenharia, Douglas Malheiro.
Fonte: Ascom/Conder
Louise Cibelle