Acessórios produzidos por artesãs quilombolas da Bahia chegam à passarela da SPFW, nesta quarta-feira
Quando a grife baiana Meninos Rei desfilar na 58ª edição da São Paulo Fashion Week nesta quarta-feira (16), às 14h30, a comunidade do quilombo Pitanga de Palmares, em Simões Filho, estará representada na mais importante passarela de moda do país, por meio de criações de adereços confeccionados durante o projeto Collab Artesanato da Bahia. A iniciativa é do Governo da Bahia com execução da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Secretaria do Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a OSC Comvida.
Da plateia, duas representantes da Associação Raízes do Quilombo vão ver de perto o resultado e impacto da coleção de acessórios Axé Raízes do Quilombo. A coleção reúne 170 peças entre chapéus, bolsas, pulseiras, colares, brincos, tops e mochilas, confeccionadas durante dois meses de oficinas, realizadas no quilombo sob a coordenação dos irmãos Céu e Junior Rocha, estilistas da Meninos Rei.
Parte da coleção ficará como acervo da marca e outra parte poderá ser comercializada pela Associação Pitanga de Palmares, gerando renda para a 25 artesãs que participaram das oficinas. O Projeto Collab teve como objetivo promover a inclusão socioprodutiva dessas mulheres, contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da identidade e tradição cultural da comunidade.
Expectativa – Convidada especial do desfile, dona Néa Santos, artesã e secretária da Associação Pitanga de Palmares, diz estar ansiosa nesses momentos que antecedem à entrada na passarela. Acompanhada da também artesã Januária Celestino, dona Néa estará pela primeira vez numa platéia de um desfile de moda. O mais importante para ela, no entanto, é a possibilidade do desfile abrir portas à comunidade.
“Eu vejo esse momento como uma conquista, um reconhecimento. É gratificante ver que nossa luta não foi em vão durante todos esses anos, quando decidimos criar a Associação. O meu sentimento é de gratidão diante dessa oportunidade que surge agora”, disse.
O coordenador de fomento ao artesanato da Setre, Weslen Moreira, também está na expectativa com o desfile. “É um momento muito especial pra nós que trabalhos para fortalecer a política de Artesanato da Bahia, contribuindo para a expansão do processo criativo de artesãs e artesãos, oferecendo cursos de qualificação e oportunidades. Vai ser um momento único”, afirmou.
Como parte do Projeto Collab Artesanato da Bahia – Meninos Rei, a Associação Pitanga dos Palmares recebeu um kit de informática para facilitar a produção de conteúdo e a venda dos produtos no espaço digital.
Fonte: Ascom/Setre
Daza Moreira