SSP inicia segunda fase de implantação da ‘Cadeia de Custódia de Vestígios’

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência da Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP), iniciou nesta terça-feira (1), a segunda fase da implantação da ‘Cadeia de Custódia de Vestígios’ para unidades policiais que atuam na capital baiana. O evento aconteceu no Auditório Mestre Álvaro, localizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A oficina teve como objetivo trazer os conhecimentos necessários sobre o funcionamento e operação da cadeia de custódia, com instrução sobre legislação e portarias, orientação prática sobre manuseio e uso de embalagens para vestígios, além da demonstração do Sistema de Mobilidade Policial (MOP) para unidades das Polícias Militar e Civil.

Fotos: Jeferson Silva

Durante o evento, o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, comemorou o início da segunda fase da implantação. “É necessário ter processos bem mapeados para que possamos disseminar esses conhecimentos de forma simples e clara. O servidor precisa saber responder às demandas e localizar os vestígios de uma determinada ação penal”, declarou.

Integrantes do 22º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Cajazeiras), das 17ª e 39ª Companhias Independentes da PM (CIPMs/Uruguai e Boca do Rio), além das 3ª, 9ª, 13ª Delegacias Territoriais (DTs/ Bonfim, Boca do Rio e Cajazeiras), profissionais dos Departamentos Estadual de Investigações Criminais (DEIC), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e da Coordenação de Conflitos Fundiários do Grupo Especial de Mediação e Acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos (CCF/Gemacau), passarão pelo treinamento nesta segunda etapa.

Foto: Jeferson Silva/Ascom SSP

Durante a solenidade, os superintendentes de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e de Telecomunicações (Stelecom), capitão de mar e guerra Frederico Albuquerque, e major PM Moisés Travessa, respectivamente, além da delegada Luciana Cortês, o major PM Adriano Paz do Rosário, comandante da 50ª CIPM (Sete de Abril), o perito criminal Arnaldo Santos Gomes, além do major Ubiraci Alves e do capitão PM Alan Freitas foram homenageados e receberam certificados pela participação na primeira fase, realizada em dezembro de 2023.

Fonte: Ascom/SSP


Lina Magali

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios