Bahia protagoniza a revolução digital na saúde com a integração à Rede Nacional de Dados em Saúde

A Bahia é um dos oito estados brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a federalização dos dados de saúde. A boa notícia é da diretora do DataSUS do Ministério da Saúde, Paula Xavier, que apresentou nesta quarta-feira (28), em Brasília, a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) aos secretários e representantes das 27 unidades federativas durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Na avaliação do subsecretário da saúde, Paulo Barbosa, que esteve presente ao encontro, “o Brasil experimentará uma transformação profunda em seu sistema de saúde com o estabelecimento da Rede Nacional de Dados em Saúde como a principal plataforma digital de inovação, informação e serviços de saúde. Esse avanço, que beneficiará pacientes, profissionais, organizações de saúde e gestores em todo o país, terá a Bahia como um dos estados protagonistas dessa revolução digital”.

Foto:Paulo Barbosa

O subsecretário da Bahia pontua ainda que isso permitirá a continuidade do cuidado em diferentes níveis de atenção, fortalecendo a prevenção, a promoção e um atendimento mais qualificado. “O paciente é único, e todas as suas informações de atendimentos são essenciais para que os profissionais possam tomar decisões mais assertivas”, explicou. Ele ainda enfatizou o impacto positivo na redução de custos: “se o paciente já realizou uma tomografia recentemente, não será necessário repetir o exame se o médico tiver acesso a esse resultado”.

A diretora do DataSUS antecipou para os secretários e representantes estaduais que “o governo baiano desenvolveu uma solução tecnológica que conecta o sistema de prontuário eletrônico AGHUse à rede nacional. Atualmente, o sistema já está em operação em 31 unidades na Bahia e agora será disponibilizado para todo o Brasil”.

Foto:Paulo Barbosa

Na próxima sexta-feira (30), em Salvador, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinarão um protocolo de intenções que ratificará essa parceria, acelerando o processo de modernização e digitalização do sistema de saúde em todo o país.

Fonte: Ascom/Sesab


Lina Magali

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios