Prefeitura de Serra do Ramalho inicia entrega dos boletos do Garantia Safra
A Prefeitura de Serra do Ramalho, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na manhã desta quarta-feira (20) a entrega dos boletos do Garantia Safra 2023/2024. O evento de lançamento aconteceu na sede da secretaria e contou com a presença do prefeito Eli Carlos (Lica), do secretário de agricultura, José Henrique, e de diversos agricultores familiares beneficiados pelo programa.
O Garantia Safra é um benefício do Governo Federal que garante uma indenização aos agricultores familiares que perderem sua produção em decorrência de estiagem ou excesso de chuvas. Para ter direito ao benefício, o agricultor deve estar inscrito no programa e pagar o boleto.
Presença do prefeito Eli Carlos
O prefeito Eli Carlos destacou a importância do Garantia Safra para os agricultores familiares do município e esteve presente na manhã de hoje.
Agricultores presentes nas primeiras horas
Diversas pessoas estiveram presentes nas primeiras horas para pegar seu boleto. A agricultora Maria José, moradora da comunidade de Campinhos, foi uma das primeiras a chegar.
[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]“Estou muito feliz com este programa, pois ele me dá a segurança de que não vou perder tudo se a minha produção for prejudicada pelo clima”, disse.
Entrega dos boletos
A entrega dos boletos do Garantia Safra será realizada na Secretaria Municipal de Agricultura, das 8h às 16h. Para retirar o boleto, o agricultor deve apresentar o CPF.
[better-ads type=”campaign” banner=”none” campaign=”2508″ count=”1″ columns=”1″ orderby=”rand” order=”ASC” align=”center” show-caption=”1″ lazy-load=””][/better-ads]Garantia-Safra: Uma Rede de Proteção para Agricultores Familiares
O Garantia-Safra é um programa do Governo Federal brasileiro que visa garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares em caso de perda de safra por conta de estiagem ou excesso hídrico. Criado em 2002, o programa se tornou uma importante ferramenta de proteção social para este segmento da população, que representa cerca de 70% da produção de alimentos no país.
Como funciona:
- Agricultores familiares de municípios elegíveis pelo programa podem se inscrever e pagar uma taxa por ano.
- Caso a perda de safra seja superior a 50%, o agricultor tem direito a receber um benefício financeiro de R$ 850,00 por parcela, dividido em cinco parcelas mensais.
- Para ter acesso ao benefício, o agricultor precisa ter contrato de adesão ao programa e declarar sua produção junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Benefícios:
- Proteção da renda do agricultor familiar em caso de perda de safra;
- Redução da vulnerabilidade social e econômica da agricultura familiar;
- Estímulo à produção de alimentos no país.
O Garantia-Safra é um programa importante para a agricultura familiar brasileira, mas ainda há espaço para melhorias. É necessário ampliar o acesso ao programa, simplificar o processo de recebimento do benefício e aumentar o valor do benefício para que ele seja mais efetivo na proteção da renda dos agricultores familiares.