Prefeitura de Jequié divulga atendimentos da Secretaria de Cultura e Turismo em 2018

40

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentou, na manhã desta sexta-feira, 28, a soma dos atendimentos prestados à população, durante o ano de 2018. Os números apresentados contemplam, apenas, os atendimentos presenciais realizados na sede administrativa do órgão, excluindo-se, portanto, os atendimentos diários que são feitos nos espaços culturais geridos pela Prefeitura, a exemplo da Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, localizada no Centro da cidade, e do Programa Municipal de Iniciação Artística (PROARTE), inaugurado no dia 31 de outubro deste ano, no bairro Mandacaru, que atende a crianças e jovens em situação de risco social.

Com exatos 10 anos, desde que foi criada por lei municipal, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com uma estrutura administrativa bastante reduzida. A partir de 2017, o órgão adotou um sistema de agendamento dos atendimentos, objetivando organizar as demandas e, assim, dispensar uma melhor atenção aos cidadãos-usuários, assim como as propostas de artistas e sociedade civil de modo geral.  No total, segundo o levantamento da Secretaria, considerando o período de janeiro a dezembro de 2018, foram 298 atendimentos ao público realizados no gabinete do secretário, com destaque especial para os meses de abril e maio, em razão de antecederem a realização do tradicional festejo junino da cidade, que é coordenado pelo órgão municipal.

Em relação ao cumprimento de agendas oficiais em outros municípios, ou fora do estado da Bahia, em 2018, a Secretaria de Cultura e Turismo realizou deslocamentos para Salvador e Brasília, objetivando a adesão do município em programas públicos, discutir sobre tombamentos de bens culturais locais, além da participação no evento nacional ‘Turismo Summit 2018’, dentre outras iniciativas que tiveram como premissa a finalidade pública.


“Os últimos dois anos foram de muita luta mas, também, de aprendizado. Em um passado bem recente, os cidadãos jequieenses não sabiam, sequer, em que estrutura física funcionava a Secretaria de Cultura e Turismo. Este quadro veio mudando a partir de 2017 quando, a pedido do prefeito, Sérgio da Gameleira, resolvemos democratizar o acesso das pessoas ao órgão e às políticas públicas. É óbvio que existem muitas demandas reprimidas, por isso é natural que queiram soluções mais imediatistas. Embora não seja possível solucionar tudo num curto prazo, garantimos que a Secretaria está trabalhando, sempre pensando no bem-estar e, sobretudo, em atender as necessidades de cunho cultural, artístico e turístico, observando sempre os limites orçamentários, com esmero e olhar técnico, que é o que nos embasa, enquanto executores de políticas públicas voltadas para o setor.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

The post Prefeitura de Jequié divulga atendimentos da Secretaria de Cultura e Turismo em 2018 appeared first on Prefeitura de Jequié.

Facebook Comentários