Prefeitura de Jequié participa da realização de oficinas de artesanato

315

Tendo em vista viabilizar por meio do artesanato um conjunto de aprendizagens que perpassem a cultura, a cidadania e busca pela formatação da identidade enquanto cidadão, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, vem apoiando a realização das oficinas de artesanato que acontecem na Casa da Cultura, ministrados pela instrutora e artesã, Maria da Conceição Santos.

O objetivo destas oficinas é criar possibilidades para a transformação social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, através da produção do que é ministrado nas aulas, vindo a gerar renda, propiciando a mudança de vidas e histórias, interferindo de forma significativa na realidade dessas pessoas, além de estabelecer relações interpessoais, políticas e culturais, conduzindo-as a novos olhares sobre seu cotidiano.

As oficinas são destinadas exclusivamente para mulheres de baixa renda ou que estejam em situação de vulnerabilidade social e que não tenham participado de cursos similares. As aulas contam com uma série de atividades artísticas, culturais e criativas que visam a produção de colchas de retalhos e fronhas com aplicação de patchwork e patch aplique; exibição de filmes e documentários sobre as técnicas que serão utilizadas; palestras educativas e de orientação à saúde da mulher, tendo em vista promoção de um ambiente dialético e reflexivo sobre questões que englobem a vida diária das participantes.

“O artesanato é o fruto da expressão popular. Estamos ministrando estas oficinas e, ao mesmo tempo, realizando um resgate cultural, uma vez que as peças produzidas vão reproduzir trechos da história da cidade, propagando assim a história cultural e política de Jequié.”, disse a instrutora e artesã, Maria da Conceição Santos.
“A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, compreendendo a importância desse projeto social idealizado pela professora Maria da Conceição, deu total apoio para sua realização. É preciso ainda destacar que essas oficinas de artesanato possibilitam também o incremento de renda para muitas mulheres que cuidam de suas famílias e podem necessitar de uma capacitação como essa para mudarem suas vidas.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Comments

comments