Detran promove campanha de conscientização na Fenagro

53

O encerramento da 30ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, no domingo (3), contou com a presença da menina Sofia, de 8 anos de idade. Ela ficou fascinada com os animais, realizou o sonho de passear de pônei e não resistiu aos personagens educativos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), que promoveu uma campanha de conscientização durante o evento. “Vim pensando somente no pônei, mas amei os bonecos do trânsito. São lindos, animados e nos ensinam”, disse a garota. Houve também oficinas de sinalização de tráfego para as crianças, com teatro de fantoches e pintura corporal.

O pai de Sofia, Reinaldo Santos, afirmou que se preocupa com a filha no trânsito complexo da capital, situação bem diferente da que ele vivenciou na infância, no interior . “Nasci em Irecê e peguei o tempo em que o transporte era de bicicleta, cavalo ou jumento, sem engarrafamentos e acidentes. Minha filha não teve a chance de conhecer a vida interiorana e enfrenta os riscos do tráfego em Salvador. Por isso, temos que elogiar essa ação educativa do Detran”.
Para os adultos, o Detran fez a simulação do teste bafômetro no estande da Rota da Cachaça, onde a nutricionista Jacqueline Oliveira foi aprovada.“ Apesar de estar num ambiente propício, não vou beber. Vim com meu marido, filho e enteado para ser a motorista da rodada”.

Já o companheiro dela, o bancário Eládio Simões, não passou na simulação e ficou surpreso com as penalidades da Lei Seca, que prevê multa de quase R$ 3 mil e suspensão da habilitação. “Hoje, eu resolvi experimentar um pouco de cada cachaça porque estou de carona. Mesmo assim, fiquei assustado com a punição para quem bebe e dirige”.

Os visitantes da feira ainda receberam material informativo sobre segurança viária e o Pró-Vítimas, programa do órgão que acolhe vítimas de acidentes. “Essa parceria com o aniversário de 30 anos da Fenagro integra a nossa programação de fim de ano, que será marcada pelo lançamento da campanha de verão. Desde 2015, temos uma agenda de ações em grandes eventos agropecuários e culturais, com o objetivo de multiplicar a consciência entre condutores e pedestres”, ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, Carlos Moura.

Comments

comments