Café da manhã nas escolas municipais: Mais uma conquista da Prefeitura de Jequié

146

Escolas municipais com quadras sem cobertura, sem muros, sem telhado, sem professor, sem fardamento, sem livros, sem transporte escolar, sem merenda. Esta foi a realidade encontrada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Jequié, em janeiro, quando a atual gestão municipal começou a dar os seus primeiros passos. Realidade que vem sendo transformada!

O cenário da educação em Jequié vem passando por transformações significativas. Desde o dia 5 de setembro a Secretaria de Educação vem fazendo a inclusão de um reforço na alimentação escolar em todas as unidades escolares do município oferecendo aos alunos a primeira refeição do dia: o café da manhã, que passou a ser oferecido a todos os estudantes do ensino infantil e fundamental da rede municipal.

A ação inovadora vem para se somar às outras ações que vem transformando a realidade da educação como o aumento do número de alunos matriculados; a valorização dos gestores e professores, através da discussão conjunta dos problemas enfrentados na educação; a requalificação das unidades escolares, que estão voltando a ser um ambiente para o aprendizado, dando espaço para as práticas pedagógicas que auxiliam o aluno na construção do saber; a reativação das coberturas de quadras poliesportivas; e o kit escolar com fardamento e mochila.

O café da manhã tem um cardápio elaborado por profissionais capacitados da área de nutrição, de modo a atender as necessidades nutricionais estabelecidas e a implementação nas unidades escolares é da equipe da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação.

“É muito bom poder tomar o café logo quando a gente chega na escola. Sabemos que tem crianças que chegam de barriga vazia e acabam não rendendo bem nos estudos. Agora tem café da manhã e tem a merenda também às 9:30h. Achei muito bom!”, disse Melyna Maria Almeida Gonçalves, aluna do ensino fundamental II, do Colégio Municipal Professora Alíria Argolo Pereira.

“É um projeto maravilhoso e que atende aos alunos que realmente não têm a primeira refeição do dia. Muitos ficam esperando chegar a merenda das 9:30 para poder se alimentar. Muitos chegam na escola com dor de cabeça e no estômago e, na verdade, é a falta do café da manhã.”, disse Janice Reis de Araújo, diretora do Colégio Municipal Professora Alíria Argolo Pereira, localizado no bairro do Mandacaru e que atende a 650 alunos, divididos nos três turnos.

“Nós estamos realizando mais esta ação como forma de qualificar a educação a partir do cuidado e da atenção com a nossa população. Os alunos têm agora mais esse reforço na alimentação escolar porque entendemos que um dos pilares do aprendizado é estar suficientemente preparado para aprender. A primeira refeição do dia é fundamental para que estes estudantes consigam dar início ao aprendizado daquilo que é instrumentalizado na escola. Aluno com fome não aprende, pelo contrário. Estamos focados na melhoria da qualidade da educação.”, disse o secretário de Educação, o professor, doutor Roberto Gondim.

“Ao longo desses oito meses de governo, diversos avanços foram promovidos na educação no município. Escolas requalificadas, professores sendo ouvidos e, sobretudo, valorizados. Reativamos o trabalho de cobertura das quadras poliesportivas das unidades escolares, conseguimos produzir os kits escolares com a entrega do fardamento e das mochilas e agora a ampliação da alimentação escolar, incluindo no cardápio o café da manhã para todos os alunos da rede municipal. Era um desejo nosso, um sonho que está se realizando e vem muito mais por ai.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

Comments

comments