Reunião do Comitê Intersetorial do Selo Unicef discute ações para a realização do Fórum Social

6

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório da Central de Cursos, no Centro da cidade, uma reunião do Comitê Intersetorial do Selo Unicef – Jequié, para apresentação das representações que farão parte do Comitê e a metodologia do Selo Unicef. O Selo UNICEF é uma iniciativa que tem como objetivo contribuir com a redução das desigualdades e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e para isso busca fortalecer a gestão municipal e qualificar as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência nos municípios participantes, garantindo a mobilização social e a participação dos adolescentes. A reunião foi conduzida pelo articulador local Emerson Nery, que é, também, gestor municipal do Sistema Único de Assistência. Estiveram presentes Henrique Barreto, mobilizador municipal para o Selo Unicef; representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer, de Saúde, de Cultura e Turismo, da Educação e do Desenvolvimento Social; representantes da Vara da Infância e Juventude; da Pastoral do Menor; da Pastoral da Criança; membros do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (MCDCA); membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF); e membros do Conselho Tutelar.

Na ocasião, foi discutida a formação do plano de ação para o município, a plataforma de trabalho e as ferramentas de avaliação de indicadores e resultados sistêmicos para o selo UNICEF, e a realização do primeiro Fórum Social, que acontece ainda neste mês de agosto, em local e data a ser confirmado. O Fórum será um espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais e será através dele que a comunidade estará analisando a situação das crianças e adolescentes, planejando e sugerindo ações, monitorando e avaliando o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência.

Como parte desse processo, o município de Jequié vem promovendo mudanças no âmbito das políticas públicas municipais que visam a melhoria dos indicadores, que são utilizados como parâmetro de medição das conquistas alcançadas e que, de acordo com a avaliação do UNICEF, levam à obtenção do Selo.

“O selo é de fundamental importância, pois é uma ferramenta democrática, positiva, que pode fazer uma diferença muito grande na formação de nossos cenários, nos ajuda a planejar e executar a melhor as ações da Prefeitura de Jequié, nos  atendimentos sociais e em todas as demais áreas de prestação de serviços às crianças e adolescentes, seja na saúde, na educação, no esporte, com a participação efetiva de todos os atores comprometidos e do protagonismo do município, cada vez mais em busca de resultados melhores.”, disse articulador municipal do Selo, Emerson Nery.

The post Reunião do Comitê Intersetorial do Selo Unicef discute ações para a realização do Fórum Social appeared first on Prefeitura de Jequié.

Facebook Comentarios