Prefeitura de Jequié realiza I Oficina de Construção em Saúde Mental

6

Com a finalidade de dar voz aos profissionais e potencializar reflexões sobre o processo de trabalho, tendo como foco o usuário do serviço de Saúde Mental, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, está realizando nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, das 8h às 17h, no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, o CAPS AD, a I Oficina de Construção em Saúde Mental, que conta com dinâmicas e momentos de interação. Estiveram presentes o secretário de Saúde, Hassan Iossef; a coordenadora de Saúde Mental do município, Karine Fernandes; o gestor em Saúde Mental, gerente administrativo do CAPS AD III, de Pirajá, em Salvador, e palestrante do evento, Pablo Miranda, e as equipes técnicas que compõem o CAPS AD e o CAPS II.

A Oficina se configura em uma modalidade de trabalho importante para, através das discussões e do fazer coletivo, produzir experimentações a fim de disparar reflexões e reinvenções dentro de um grupo. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), nas suas diferentes modalidades, são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Na ocasião, foi apresentado, aos presentes, como funcionará o CAPS AD III, novo equipamento público da Saúde que será inaugurado ainda este ano, pela Prefeitura de Jequié, e oferecerá atendimento 24 horas à população usuária de álcool e outras drogas, com acolhimento noturno destinados à desintoxicação. O CAPS AD III contará com uma estrutura de 10 leitos, dois deles adaptados para portadores de necessidades físicas, além do suporte de uma equipe de Saúde 24 horas presente, incluindo feriados e finais de semana.

“Eu acho essa iniciativa muito fantástica, da Prefeitura de Jequié, porque hoje em dia, a grande maioria das pessoas, de uma certa forma, têm um transtorno mental e ter a Prefeitura com esse olhar para esses pacientes que, muitas vezes, não têm acesso ao tratamento, é maravilhoso. Estou muito feliz em saber que a Saúde Mental está se expandindo dessa forma. Ver a cidade evoluir para dar uma assistência melhor à população é muito gratificante. É uma honra estar presente nesta Oficina!”, disse o gestor em Saúde Mental e gerente administrativo do CAPS AD III, de Pirajá, em Salvador, Pablo Miranda.

“Eu vejo realmente uma sensibilidade da gestão, tanto do prefeito, Sérgio da Gameleira, quanto do secretário de Saúde, Hassan Iossef, em está contribuindo ao máximo para a Saúde Mental do município. Nunca a Saúde Mental daqui foi tão vista e tão falada. Estamos aqui reunidos para oferecer estratégias e possibilidades para melhorar o trabalho junto as equipes da Saúde Mental de Jequié. Esse momento será de suma importância para reestruturação dos fluxos de atendimentos contribuindo, assim, para a prestação de uma assistência de melhor qualidade aos usuários.”, disse Karine Fernandes, coordenadora da Saúde Mental do município.

The post Prefeitura de Jequié realiza I Oficina de Construção em Saúde Mental appeared first on Prefeitura de Jequié.

Facebook Comentarios