Prefeitura de Jequié participa da Jornada de Avaliação das Cisternas na Bahia

8

Para avaliar os avanços e desafios na vida das famílias beneficiadas pelo programa estadual ‘Água Para Todos’, que entregou nos últimos quatro anos, 62.524 cisternas de polietileno, beneficiando 213.207 famílias, com investimento de R$ 324,4 milhões, e formar uma rede de multiplicadores, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, está promovendo a Jornada de Avaliação das Cisternas Implantadas nos diversos territórios de identidade. O evento, cujo tema é “Água é vida e saúde: cuide bem de sua cisterna”, ocorreu manhã desta terça-feira, 9, na sede da Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia, localizada no bairro do Mandacaru. Estiveram presentes Kamila Santos, subcoordenadora do Programa Água para Todos; Cleide Araújo, Morena Carvalho, Valdir Tavares e Jeferson Andrade, da equipe técnica da CAR; o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Adilson Miranda, acompanhado de técnicos da secretaria; Rita Rodrigues, representante do colegiado do Território Médio Rio das Contas; Marinelma Macedo Gomes, presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia; além de dezenas de famílias atendidas pelo programa.

Durante o encontro foram feitas diversas orientações importantes sobre a conservação e manutenção das cisternas, visando a qualidade da água armazenada e os beneficiários apresentaram suas impressões sobre o programa, a partir do uso do equipamento em seus domicílios.

“A Jornada serve para refletir e avaliar os avanços e desafios da políticas públicas das cisternas de polietileno. É um momento de escuta. Viemos aqui para ouvir os beneficiários, os gestores municipais, contextualizando o impacto das cisternas na vida dessas pessoas. Um outro objetivo do encontro é que essas pessoas sejam multiplicadoras, para que as famílias possam compreender a importância das cisternas e que não comercializem essas cisternas, pois é terminantemente proibido a venda e a comercialização, uma vez que a qualidade da água incide na qualidade da saúde e, por conta disso, de vida.”, afirmou a coordenadora do programa, Kamila Santos.

“As cisternas têm hoje uma importância fundamental para o abastecimento de água potável das famílias que moram na zona rural de Jequié e que não tem água. Eles aproveitam a água que cai das chuvas e armazenam para o consumo. É muito bom esse encontro para que saibamos, através das famílias atendidas, qual é o resultado e de como esse equipamento vem impactando nas vidas dessas famílias.”, destacou o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Adilson Mianda.

The post Prefeitura de Jequié participa da Jornada de Avaliação das Cisternas na Bahia appeared first on Prefeitura de Jequié.

Facebook Comentarios